Tudo que você precisa saber sobre Segurança do Trabalho
Segurança do Trabalho: Uma breve explicação
Você sabe o que é Segurança do Trabalho? Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de medidas de prevenção adotadas para proteger os funcionários de uma empresa e minimizar riscos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. A principal finalidade é promover a melhor qualidade de vida possível no ambiente de trabalho.
A Segurança do Trabalho, ganhou força após o início das revoluções trabalhistas no século XIX, em que os operários exigiam condições melhores de trabalho. Mas, apenas com a Revolução de 1930 é que o trabalho no Brasil iria ingressar em uma fase mais densa, rica e de institucionalização do campo jurídico trabalhista. Dentro da atual legislação trabalhista brasileira, se faz presente um conjunto de normas que regem as relações individuais e coletivas de trabalho e essas normas, prezam pelo bem-estar do trabalhador brasileiro.
Quais são os objetivos da Segurança do trabalho?
- Reduzir os acidentes e doenças relacionadas às atividades no trabalho;
- Definir responsabilidades aos funcionários;
- Focar na saúde dos funcionários, informar sobre a importância da prevenção;
- Comprovar que os EPIs estão em bom funcionamento;
- Realizar cursos, palestras sobre segurança e prevenir acidentes de trabalho;
- Apresentar melhores condições de trabalho, de forma a contribuir com a saúde física, mental e social dos funcionários.
Os funcionários devem acatar as orientações informadas, enquanto as empresas são responsáveis por providenciar um ambiente de trabalho seguro.
Quais instituições tratam de Segurança do Trabalho?
O Ministério do Trabalho e Emprego tem como objetivo administrar e inspecionar as empresas quanto ao atendimento e ao cumprimento das normas de segurança definidas.Os Sindicatos atuam na segurança do trabalho, realizando inspeções para analisar as condições de trabalho e tomar as medidas adequadas em relação à empresa infratora.
O que é CIPA?
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é um conselho eleito e composto por funcionários que tem como objetivo a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, é uma condição do governo federal e deve ser criada em empresas com mais de 20 funcionários.
O que são EPIs?
O EPI é todo material individual utilizado pelo funcionário para proteger de riscos ocupacionais. A empresa deve fornecer e entregar os EPIs de forma gratuita e em absoluto estado de conservação e desempenho.
Equipamento de Proteção Individual é fundamental para a segurança dos funcionários, evitam e protegem de riscos a sua segurança e saúde.
Os principais EPIs são: Capacete de proteção, colete de proteção, luvas de segurança, botinas de segurança, proteção visual, máscara facial, proteção auditiva.