A Importância do Reconhecimento Corporativo

A Importância do Reconhecimento Corporativo
Procurem recordar a primeira vez que receberam um elogio. Um reconhecimento pelo que você fez e gerou um impacto positivo. Talvez, quando ainda criança, por haver comido sua papinha sozinho… ou muito antes, quando pela primeira vez você ficou em pé agarrando-se nas cadeiras e deu seu primeiro passo… ou ainda, pelas boas notas que tirava na escola, pelo gol que marcou quando no time do colégio…
Procurem lembrar o que sentiram nesse momento:
Alegres – importantes – felizes – recompensados – destacados… 
Certamente atingiram um nível de satisfação pessoal e tiveram, muitas vezes, uma nova percepção de si mesmos.
Estamos sempre diante do novo, amanhã não será como hoje. Hoje estamos diante de um novo amanhã. Nos reconhecimentos positivos, em qualquer etapa da vida, encontramos uma nova oportunidade de progredir.
Se eficiência é fazer tudo corretamente e eficácia é fazer o que deve ser feito, seria interessante pensarmos na importância estratégica do reconhecimento em qualquer etapa de nossas vidas pessoal e profissional. É próprio do ser humano, destacar mais os erros do que os acertos. Desta forma, destruímos mais do que construímos. Por vezes, nem percebemos os estragos. É alarmante, a quantidade de empresas que ainda não percebe a importância do reconhecimento corporativo, mas querem ser reconhecidas no segmento em que atuam.
Como assim?

O que significa reconhecer positivamente em ambiente corporativo?

É oferecer, aos colaboradores e/ou equipes, uma visão positiva sobre o trabalho que realizam. As empresas mais sérias, que respeitam e valorizam seus profissionais, desenvolvem, através da área de Recursos Humanos, uma política de atratividade e retenção de talentos, com base no reconhecimento corporativo. Estabelecendo, então, um Programa de Reconhecimento Corporativo, que vai muito além, da sonhada boa remuneração.

O Programa de Reconhecimento Corporativo

Deve ser criado em bases sólidas, reais, francas, decorrentes da análise das avaliações de desempenho, de uma pesquisa de clima organizacional que possibilite avaliar e identificar as necessidades relativas às boas práticas na gestão de pessoas. E ainda, identificar aspectos que motivam, incentivam, impulsionam os colaboradores e geram o sentimento de orgulho em pertencer.
O papel da área de Recursos Humanos nas instituições deve ser reconhecidamente estratégico. Daí as políticas, práticas e programas de RH considerarem as necessidades das organizações, competências requeridas, aspectos culturais, valores e desempenho dos colaboradores.
A missão do RH, é a de contribuir para a consecução dos objetivos estratégicos da organização, através da aplicação de uma metodologia integrada ao Plano Estratégico Corporativo, que permita atrair pessoas, desenvolver colaboradores, recompensar comprometidos e determinados e, reter talentos.

Benefícios do reconhecimento.

No mundo dos negócios, muito se fala da relação “ganha-ganha”, onde todos ganham e ninguém perde. Assim deve ser a Política de Reconhecimento Corporativo. Os colaboradores têm que perceber que são importantes para a empresa e que vale a pena fazer a diferença. E a empresa, como consequência, será impulsionada, obtendo aumento nas vendas, maior produtividade, melhoria contínua da qualidade dos produtos, serviços e processos, maior engajamento dos profissionais e um clima organizacional agradável, motivacional, desenvolvedor e desejado por todos.
Um programa de reconhecimento corporativo, entre outros benefícios, gera atratividade, enseja a retenção de talentos e diminui a rotatividade. 

De que forma podemos reconhecer?

Por gratificações financeiras, participação nos resultados, meritocracia, oferecendo cursos técnicos complementares, possibilitando ao profissional o desenvolvimento do seu plano de carreira, passeios, viagens, day off na data do aniversário, publicação dos destaques e feitos dos colaboradores em redes sociais, premiações com valor artístico, entre outras tantas possibilidades.
Qualquer que seja a forma, reconheçam!
Destaco, por experiência própria e vivência de longos anos de trabalho, a importância do reconhecimento em público, através de um evento comemorativo. Onde, ao homenageado, será entregue, sob aplausos e eventuais gritos de “bravo”, a materialização do reconhecimento do seu valor e contribuição para a organização, em forma de troféus, placas ou medalhas, criados artística e especialmente para o evento.  Emoção inesquecível, e história revivida mentalmente, toda a vez que nos deparamos com o objeto recebido. 
Simplesmente, incrível!

Implicações da ausência de reconhecimento

A visão do ser humano sobre si mesmo está intimamente ligada aos sentimentos de importância, sucesso, dignidade, confiança, independência. A motivação está altamente relacionada ao que sentimos em relação a nós mesmos e ao que outras pessoas reconhecem do nosso esforço, determinação e comprometimento. Reconhecer, é valorizar, esforços, características e competências.
A ausência de reconhecimento gera a falta de entusiasmo, de orgulho em fazer parte, desinteresse, procrastinação, ambiente hostil e impulsiona a busca de novas e melhores oportunidades, ou seja, aumenta a rotatividade de trabalhadores, por não se sentirem colaboradores.  
A ausência de reconhecimento gera estagnação do negócio pelo impacto negativo do trabalho, ao representar uma obrigação sem visão de futuro, sem o porquê de ser.
Desenvolve um ambiente corporativo tóxico, de cobranças excessivas, onde os colaboradores sentem-se manipulados, usados, autômatos, fazedores de tarefas, sem envolvimento em uma causa.
O propósito de vida não se alinha ao propósito corporativo. 

Em fim…

O trabalho é uma obrigação comum a todos os colaboradores, já o reconhecimento, é consequência da sabedoria corporativa.
Reconhecer o valor dos colaboradores, gera, comprovadamente, resultados fantásticos para a organização, para os negócios e para as pessoas. 
Temos que reconhecer para sermos reconhecidos. A empresa que reconhece é reconhecida, valorizada e alvo de profissionais talentosos. 
A Anholeto, uma empresa líder na criação e produção de troféus, placas e medalhas, com valor artístico e alta resistência técnica, contribui com o reconhecimento corporativo. Emociona pessoas e afeta positivamente o futuro das organizações.
Vamos juntos, reconhecer, para sermos reconhecidos.
Gratos pela leitura.
João Baptista Ferraz Filho
Psicólogo – Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental 
Palestrante Motivacional – Profissional Coach

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