Soluções de reconhecimento para apoiar o agronegócio

Soluções de reconhecimento para apoiar o agronegócio

O que é Agronegócio?

Agronegócio vem da palavra em inglês agribusiness e é o conjunto de atividades agrícolas e industriais no caminho do campo ao consumidor final.

O Agronegócio é a junção de várias atividades que envolvem direta ou indiretamente toda a produção agrícola e pecuária, o que inclui, desde a produção de grãos e criações de animais, passando pela produção de adubos, fertilizantes e têxteis, e chegando até frigoríficos e a produção de biocombustíveis.

É uma atividade econômica dividida em quatro ramos: insumo (fertilizantes, defensivos, máquinas agrícolas, rações e medicamentos para animais), primário (algodão, arroz, banana, feijão, batata, soja, uva, madeira, lenha/carvão, etc.), agroindústria (produtos de madeira, celulose, móveis, açúcar, óleos vegetais, etc.) e agrosserviços.

Hoje, o agronegócio está entre os maiores geradores de empregos no mundo.

Qual objetivo do agronegócio?

O objetivo do agronegócio é levar um produto agrícola ao mercado. Envolve todas as etapas necessárias, como produção, processamento e distribuição.O setor sustenta o crescimento da agroindústria, fundamental para o crescimento econômico.

Tem como objetivo gerar desenvolvimento, renda e emprego para cada uma das regiões do Brasil. Buscar alternativas para diversificar a fonte de renda do produtor agropecuário brasileiro.

Agro no Brasil

A grande performance brasileira no segmento do agronegócio é também comprovada pela liderança no ranking mundial de produtores para alguns produtos.

De acordo com o banco USDA Rural Development, hoje o Brasil é, responsável pela produção de 58% do suco de laranja consumido em todo o mundo.Números que só reforçam a enorme relevância do agronegócio, principal responsável pelo superávit na balança comercial brasileira em um dos anos mais difíceis dos últimos tempos.

Importância do Agro

É explicito a importância desse setor para o Brasil pois 26% do PIB brasileiro é composto pelas divisas geradas pelo agronegócio.
Por muito tempo, fomos líderes mundiais em produção de café, gênero que ajudou a sustentar a economia do país como hoje acontece com a laranja e a soja.

Pontos marcantes do AGRO em nosso país

  • Disponibilidade: menos de 10% do território brasileiro é utilizado como área de cultivo.
  • Ambiente favorável: disponibilidade de água, solo propício ao plantio e boa luminosidade natural.
    Diversificação: há um grande número de produtos, como frutas, flores, hortaliças, açúcar, café, soja, algodão, cacau, madeira, borracha, carnes e ovos.Empresas familiares: a característica na maioria dos negócios rurais é de sucessão de pais para filhos.
  • Mercado voltado à exportação: embora importe 75% dos fertilizantes que utiliza, o Brasil negocia boa parte da sua produção para outros países. Em 2020, foram exportadas 82,97 milhões de toneladas de grãos de soja e 32,5 milhões de toneladas de milho.
  • Tecnologia em expansão: com o avanço da agricultura de precisão, propriedades brasileiras estão cada vez mais aparelhadas e conectadas, fazendo uso de aplicativos e até drones.

Alguns setores do Agro

O agronegócio pode ser dividido em diversos setores:
Primário: produtores rurais, agricultores e pecuaristas.
Secundário: agroindústrias e fabricantes de insumos.
Terciário: transportadoras, distribuidores e comerciantes de produtos agrícolas.

Mas há ainda outra forma de definir os setores, que é de acordo com a atividade desenvolvida.
Há outros setores da economia que se relacionam direta e indiretamente com o agronegócio, a exemplo indústrias. Abaixo algumas das milhares de atividades que podem ser desenvolvidas nesse segmento:

  • Açúcar
  • Álcool
  • Adubos e defensivos
  • Algodão
  • Grãos
  • Café
  • Soja
  • Milho
  • Sementes
  • Carne bovina
  • Leite e derivados
  • Madeira e celulose
  • Máquinas e equipamentos
  • Óleos
  • Farinhas
  • Conservas
  • Revenda de máquinas
  • Têxtil

Agricultura familiar

A agricultura familiar é o cultivo realizado por pequenos proprietários rurais, em pequenas ou médias propriedades, que tem como mão de obra a própria família, em contraste com a agricultura patronal, que possui funcionários contratados e de médias para grandes propriedades.

A agricultura familiar tem grande importância para a economia e para o agronegócio, até 2015 a agricultura familiar era responsável por 80% da produção de alimentos no mundo e de 90% de todas as propriedades agrícolas, ou seja, quase toda a parte de produção agrícola é familiar.

No Brasil, 70% dos alimentos que chegam às nossas mesas são através de agricultura familiar e a agricultura familiar brasileira é, nada mais nada menos, do que a 8ª maior produtora de alimentos do mundo! Sendo que, grande parte das propriedades rurais brasileiras são familiares, das quais, metade delas se encontram no Nordeste.

Tecnologia no Agro

O uso da tecnologia só se intensificou nos últimos anos. A tecnologia vem sedo exageradamente importante no segmento do agronegócio, pois, cada vez mais, a demanda cresce, enquanto os recursos se tornam mais escassos.
Hoje, os gestores mais bem-informados têm o controle de suas ordens de compra através de aplicativos, medindo em tempo real os níveis de seus estoques e de insumos.
Apps também são usados como canal de relacionamento com fornecedores, ajudando a desenvolver uma visão ainda mais ampla de cada ciclo produtivo envolvida no agronegócio.
A robótica também já se faz presente em tarefas repetitivas podem ser automatizadas.
Robôs têm ajudado, por exemplo, na emissão de notas fiscais e até no controle do fluxo de produtos em estoque.
O uso de equipamentos autônomos é uma forte tendência, com o uso intensivo de máquinas agrícolas controladas por GPS e até mesmo por celulares.

Além de representar o progresso, evidencia que a eficiência tende a aumentar, sem prejuízo para os ecossistemas.
O agronegócio altamente alinhado com recursos tecnológicos é bom para a natureza, produzindo mais com menos terras.
Isso sem falar no uso mais inteligente da mão de obra, que deverá se tornar cada vez mais especializada.
Ainda que exista trabalho forçado no campo, com a expansão da tecnologia, esse é um problema que também tende a ser minimizado.
De impactantes tecnologias utilizadas no campo hoje em dia, temos como principais exemplos os drones, aeronaves não tripuladas equipadas com câmeras, que sobrevoam as plantações, registrando imagens, identificando o surgimento de pragas e acompanhando o desenvolvimento da lavoura, além disso, na pecuária, também pode auxiliar na contagem do rebanho.

Principais tecnologias a serem implementadas

Drones

Um quarto do mercado de drones no mundo gira em torno do agronegócio, segundo uma matéria do portal IG. Essa enorme proporção já é um sinal de que a tecnologia tem hoje um papel central na cadeia de atividades ligadas ao agronegócio.
No Brasil, os drones são aliados em monitorar 64 milhões de hectares de lavouras.Os drones podem ser utilizados também em outras atividades, como a contagem de plantas e o mapeamento de áreas de cultivo.
Na fase do pré-plantio, eles ajudam a monitorar a qualidade das terras.São essenciais, ainda, para detectar pragas, infestação por ervas daninhas, doenças e corrigir falhas nos sistemas de irrigação.

 

Software de Gestão

Como todo negócio fortemente ligado à tecnologia, o agro também conta com softwares de gestão.
Nesse caso, ERPs (Enterprise Resource Planning) que um sistema de gestão integrado que consegue organizar diversas áreas de uma empresa em um só sistema, gerenciando os dados da empresa em um banco de dados único. Fornece dados para análise e ajudando a melhorar processos.
O que fazem os sistemas que ajudam na irrigação inteligente e no segmento de agrometeorologia, em que se busca antecipar os riscos climáticos.
Além disso, uma rápida pesquisa no Google revela uma grande variedade de softwares de gestão agrícolas, revelando que esse é um mercado em franco crescimento.

Agricultura de Precisão

Hoje o Brasil produz mais, mas não significa que tenham que ocupar mais terras para o cultivo.
Grande parte da responsabilidade por essa ação é por conta da agricultura de precisão, busca o máximo rendimento de uma parcela do solo.
É o conceito de escalabilidade, tão comum nas empresas de tecnologia, chegando com força no agronegócio.
Com apoio de grandes métodos de precisão, a capacidade de uma empresa agrícola gerar a produção de forma mais ampla é surreal.
Solo, produtividade, pragas e aspectos físico-químicos das terras cultiváveis são alguns pontos que podem ser controlados com esses métodos.

Smart Farm

A chamada Agricultura Inteligente tem como objetivo a integração das aplicações digitais, se utilizando de sensores, atuadores, GPS, drones, imagens de satélites, robótica, Big Data, dentre outras coisas. É a união de tudo isso em união para uma agricultura mais produtiva.

Sustentabilidade

O grande avanço da indústria agropecuária e sua enorme capitalização, em conjunto com o aumento da população, consequentemente gerou uma necessidade de se produzir cada vez mais, o que acabou levando à enormes impactos no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas.
Os impactos são muitos, como: o uso extensivo de agrotóxicos, que acaba contaminando o solo, água e ar; o aumento do desmatamento para abrir espaço para pasto e plantações; um desequilíbrio ecológico, causado pelo desmatamento que está levando diversas espécies à extinção, pelo fato de seus habitats estarem diminuindo cada vez mais; a degradação do solo, proveniente de cultivos extensivos que acabam com os nutrientes do solo, tornando-o improdutivo; fora diversos outros problemas como uma enorme produção de lixo, poluição e o grande gasto de água.
Todos estes problemas, trazem atualmente como maior desafio para o Agronegócio, uma produção sustentável, que minimize ao máximo os danos causados à natureza e que não dependa de bens não renováveis, como fertilizantes e combustíveis fósseis para o transporte.

A Anholeto é Agro!

Pensando nesse segmento que é tão significativo, promissor e rentável para o nosso país, a Anholeto, líder no Brasil em premiações inovadoras, se especializou em premiações para o segmento do Agronegócio. Cria e produz troféus personalizados, placas de homenagem, medalhas e esculturas corporativas para o Agro.

Reconhecer, celebrar, motivar e premiar pessoas e empresas é fundamental para gerar funcionários ainda mais motivados. E, a escolha do troféu personalizado é fundamental neste cenário. Homenageados atribuem grande valor a troféus personalizados, pois é perceptível o cuidado, o carinho e forte significado com que eles são concebidos e produzidos. Premiar colaboradores faz com que se sintam vistos, pertencentes, inseridos a empresa e mais motivados. De um modo geral o ser humano necessita de reconhecimento, e no segmento do Agronegócio não é nada diferente!

Uma das formas de reconhecimento que vem crescendo no segmento de agronegócio é a premiação, seja por produtividade, cumprimento de metas, aniversário de empresas parceiras, tempo de casa ou até por uma ideia em destaque.

A Anholeto cria e produz troféus personalizados para o Agro, seu diferencial: matéria prima e técnicas nobres, as soluções mais inovadoras de design e resistência técnica do Brasil.
Oferece produtos de seu portfólio, ou, cria e produz, a partir do briefing do cliente.
Abaixo soluções de prêmios para o agro já produzidos pela Anholeto, que também podem ser para você!

Troféus personalizados agro com aplicação de logomarca.

Troféus personalizados agro com encapsulamento de matéria prima.

Troféu encapsulado com soja, troféu encapsulado com milho, troféu encapsulado com amendoim ou matéria prima desejada.

Troféu personalizados agro de madeira sustentável.