A dificuldade na escolha de premiações B2B
Escolher a premiação de um evento não precisa ser tão difícil para quem não é da área.
É cada vez mais comum analistas, recursos humanos ou gerentes ficarem responsáveis pela aquisição de premiação da companhia para engajar equipes, celebrar grandes resultados e valorizar parcerias. Esta tarefa pode ser um desafio, visto que toda experiência de um profissional costuma ser baseada em habilidades técnicas específicas como finanças e gestão de pessoas, mas dificilmente esteve envolvido na escolha de premiações, que demanda de conhecimentos técnicos e artísticos.
Para simplificar esta tarefa, nós, da Anholeto, líder em premiações inovadoras no mercado corporativo, apresentamos 5 pilares para facilitar a escolha das premiações para seu evento.
1- Planeje o prazo
Definir a data para recebimento dos produtos do evento é um dos elementos mandatórios para a escolha da premiação. Por isso, antes da escolha da premiação, defina a data de recebimento esperada dos prêmios, com uma margem de segurança para superar possíveis imprevistos. Também tenha em mente que prazos curtos limitam as possibilidades de escolha de suas premiações, visto a particularidade do prazo de produção de troféus personalizados, placas de homenagem ou esculturas, e o tempo de desenvolvimento artístico de novos projetos.
A relação é simples, quanto maior o tempo disponível para produção de suas premiações, maior o leque de opções, melhores condições de pagamento e mais assertiva a escolha da premiação.
Reservar um prazo adequado é um dos fatores primordiais para viabilizar a escolha de produtos de alta qualidade.
2- Defina o orçamento
Quando falamos em orçamento há 2 pontos importantes a considerar: definição de orçamento total; e a escolha por preço ou valor.
Tão importante quanto o prazo disponível para produção de sua premiação é a definição do orçamento, somente assim você poderá ter a sugestão de premiações assertivas.
Para compras de qualquer origem, a definição do orçamento é o ponto de partida para escolher um produto assertivo e ter uma comunicação ágil e eficiente, mediante tantas opções existentes no mercado.
Muitas empresas iniciam cotações com fornecedores ou parceiros sem definição de data e orçamento, não cometa esta falha! Inicie seu contato com qualquer empresa com uma comunicação clara e objetiva, já informando:
• O produto que deseja
• Data de necessidade que precisa ter o produto em sua empresa
• Orçamento que você tem para a premiação
Certamente você terá respostas ágeis e assertivas.
O segundo ponto importante é ter claro a diferença entre preço x valor, e o que sua empresa busca.
Uma famosa frase do investidor americano Warren Buffet define bem essa diferença: “preço é o que você paga, valor é o que você leva”. Sendo assim, tenha claro o que é mais importante para sua estratégia na premiação:
• Focar em preço baixo, que não prioriza excelência em qualidade ou inovação em seu produto?
• Focar no valor, para adquirir uma peça criada a partir de conceitos, construída com matérias primas nobres e resistentes, altamente significativa para seu homenageado?
Priorizar a busca por premiações de valor é o melhor caminho para você não ter dores de cabeça e impactar seus homenageados e patrocinadores de forma positiva.
3- Defina o produto
Se você já tem claro a data que precisa, o orçamento disponível e o produto que deseja premiar: troféu personalizado, placa de homenagem ou escultura corporativa, agora sim, chegou a hora de alinhar as expectativas sobre todos os outros detalhes de sua premiação com o fornecedor escolhido.
Não se preocupe em começar do zero, as empresas do mercado de premiações geralmente apresentam diversos cenários:
1. Você poderá informar o tema/motivo da premiação e o fornecedor enviará opções de sua linha de produtos, geralmente disposta em seu site;
2. Se você já tiver um projeto pronto (desenho ou peça física), encaminhe para o fornecedor com as dimensões para ele orçar e ainda falar sobre os possíveis ajustes técnicos, se necessário;
3. Se você quer uma premiação personalizada, altamente significativa, com valor artístico agregado, criada do zero para sua empresa, agende um call para alinhar suas expectativas e montar um briefing com seu fornecedor.
4- Tenha em mãos as informações claras
Vamos deixar aqui um roteiro assertivo, que nós da Anholeto usamos, para você alinhar com seu time, antes de iniciar as cotações e ter uma comunicação assertiva com seu fornecedor.
Lembre-se que uma premiação MARCA A VIDA DE SEUS HOMENAGEDOS e você precisa garantir que sua empresa e/ou patrocinadores sejam lembrados positivamente desta ação, por isso garanta uma comunicação assertiva para definir seu produto e ter uma entrega satisfatória.
1- Produto desejado: Troféus Personalizados, Placa de Homenagem ou Esculturas Corporativas
2- Altura final desejada
3- Data que precisa receber as premiações
4- Budget/ Orçamento por produto
5- Quantidade de peças
6- Motivo da premiação
7- Linguagem apreciada: bidimensional ou tridimensional
8- Quem serão os homenageados e perfis dos mesmos
9- Matérias primas desejadas
10- Elementos que precisam estar em destaque na premiação
Pronto agora é hora de começar suas cotações.
5- Escolha os fornecedores para cotar e produzir
Citamos aqui 4 itens para você fazer a melhor escolha:
1- Garanta que seu fornecedor trabalhe em respeito às Leis de Direitos Autorais, que não apresente layouts ou produtos que são cópias de mercado, isso pode lhe trazer grandes problemas judiciais futuros, segue a lei:
Obras intelectuais, reguladas pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98). Conforme seu art. 78, a reprodução total ou parcial só poderá ser feita com a autorização por escrito do titular (autor) da obra. A violação de direito autoral (Código Penal, art. 184, caput) é passível de ação penal, nos termos do artigo 186 do Código Penal.
2- Analise o site e Instagram dos fornecedores escolhidos, e converse para validar se eles têm potencial artístico e técnico para produzir suas premiações. Mais do que garantir belas peças, o produto precisa apresentar estabilidade e resistência técnica, garantindo excelência em qualidade.
3- Opte por atendimento humanizado e ágil.
Se a comunicação é feita por chatbots ou por quem não é especialista no assunto, cria-se uma barreira para a correta compreensão de sua real necessidade, e a comunicação fica lenta, podendo comprometer seu prazo de entrega e seu evento!
4- Verifique outras empresas/produtos do setor que o seu fornecedor já atendeu e apresenta. Grandes empresas também mantem suas produções com grandes e qualificados fornecedores.
Mais informações úteis
Vamos passar aqui mais algumas informações para você ampliar seu aprendizado sobre premiações! <3
LINGUAGEM DO PRODUTO
Quando você tem um projeto, desenho ou uma foto de um produto, saiba que ele pode ser produzido de 3 formas:
1. Uma peça chapada sem relevos, chamada de bidimensional.
2. Uma peça chapada com relevos frontais, também chamada de bidimensional.
3. Uma peça tridimensional, com relevos e volumes em todas as faces.
A essas variantes, chamamos de linguagem: Bidimensional ou Tridimensional.
O que demanda escolher por uma ou outra linguagem é fundamentalmente o prazo e orçamento que sua empresa tem disponível. Você já deve estar cansado de ouvir falar tanto em prazo e orçamento, mas eles são o ponto de partida sempre.
TÉCNICAS E MATÉRIAS PRIMAS
Uma criação artística pode ser produzida por diversas técnicas e matérias primas. Abaixo seguem as mais comuns utilizadas em premiações para empresas:
As premiações produzidas por metal fundido, alumínio e latão, representam a solidez, nobreza e a magnitude de uma premiação. São as preferidas para quem quer produtos de alto valor artístico agregado e resistência técnica, e também para empresas que tem prazo e orçamentos mais altos. Exemplos de premiações nesta técnica: https://anholeto.com.br/categoria/metal-nobre/
Já premiações em resina e acrílico, simbolizam leveza, transparência, e possuem uma grande opção de cores. Exemplos de premiações nesta técnica:
https://anholeto.com.br/categoria/resina/
https://anholeto.com.br/categoria/acrilico-colorido/
Quando a busca é voltada a tendência atual e ainda mantendo a resistência técnica, uma excelente opção é o troféu personalizado de madeira nobre. Exemplos de premiações nesta técnica:
https://anholeto.com.br/categoria/madeira-nobre/
Quando o objetivo é encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, a matéria prima ideal é a madeira sustentável. Exemplos de premiações nesta técnica: https://anholeto.com.br/categoria/madeira-sustentavel/
Para representar inovação e tecnologia a melhor opção é o troféu personalizado de LED. Exemplos de premiações nesta técnica: https://anholeto.com.br/categoria/led/
Cada técnica e matéria prima têm prazos de produção e valores bem diversificados, consulte seu fornecedor para discutir o que é possível fazer dentro do seu prazo e orçamento.
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Somos especialistas em premiações: troféus personalizados, placas de homenagem e esculturas corporativas nestes segmentos:
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